quarta-feira, 11 de julho de 2012

Vai pra onde?


Coisa nossa no The Only?  Siiiiiiim! 


É o "Vai pra onde?" nova tag do blog onde darei dicas de destinos para viagens, passeios, roles e afins. Colocarei preço, endereço,  como chegar e todos esses detalhes. Acho mais que digno estrear a tag com um destino que certamente muitas pessoas visitam todos os dias  mais nunca pararam para apreciar mesmo. Estou falando do centro velho de São Paulo, sim perece loucura mais gente imagine quanta historia aquele lugar têm, quantas coisas aconteceram, quantas pessoas importantes passaram por lá. Pra mim que adoro historia foi bom fazer um passeio fotográfico por lá e ficar sabendo da historia do lugar. Tem gente que diz  “Que lugar feio” “ Quanto mendigo"  "Quanto  boliviano" e não para pra analisar de que esta com preconceito com a própria cidade que é um lugar lindo cheio de historias e segredos acima da poluição e da violência. 
 Bom agora chega desse papinho patriota e vamos ao que interessa...



Um dia que é ótimo pra se fazer esse passeio é de Domingo porque o centro esta mais vazio sem aquela loucura do pessoal indo e vindo do trabalho e essas coisas, da pra andar com mais calma e é até mais seguro. Recomendo também começar pelo Theatro Municipal no site eles dão todas as informações sobre o funcionamento do teatro mais vale a pena ir pra tirar fotos mesmo do lado de fora.



Pra quem gosta de historia: Brasil Cultura
Endereço: Praça Ramos de Azevedo
Telefones: 3397-0300/ 3397-0327
Site do Local: Theatro Municipal
Melhor forma de chegar: Veja SP
Dica: Logo a frente do teatro tem o Shopping Light que tem ótimos cafés e atrações, e ao lado do Viaduto do Chá tem uma praça que me fugiu o nome mais que também vale a pena dar uma olhada.



            

                                                
                                               
 
                                               
                                               
                                         
                                                   



Segundo destino é a famosa Praça da Sé onde você encontra também a Catedral da Sé, olha gente eu sou Evangélica e mesmo assim entrei com o maior respeito na Catedral e não me arrependo. É um lugar lindo, cheio de detalhes e emociona quem é católico e até os que não são. A historia da igreja é muito interessante e muito mais animadora do que parece, outra coisa interessante é a historia da própria Praça da Sé aonde abita o Rosa dos Ventos-Marco Zero de São Paulo. Logo mais a frente tem a estatua do Padre José Anchieta.  

Pra quem gosta de historia: Praça da Sé/ Wikipédia
Endereço: Praça da Sé/ Republica
Site do Lugar:São Paulo Minha Cidade
 Melhor forma de chegar: Veja SP   
Dica: Aos sábados em frente à catedral tem sempre um grupo de louvor e adoração a Deus, eu esqueci o nome do ministério agora mais vale muito a pena conferir.


                                            
                                           
                                            
                                
                                          
                                          


Seguindo tem o prédio da Caixa Econômica Federal que hoje tem alas com exposições, espetáculos, shows, debates e internet grátis para os visitantes. Quando eu visitei o local havia uma exposição de foto sobre indígenas e outra sobre roupas feitas com materiais reciclados. Muito bom!
Aqui tem todas as informações necessárias desdá historia do local até números de telefone e horários: Caixa Cultural São Paulo
Como chegar: Veja SP
Dica: Indico ir ao local com calma e procurar um dos guias pra saber um pouco mais sobre á historia.


                                
                               
                                
                                        
                                       
                             
                                      
                                      

De lá da pra ir andando até o Solar da Marquesa onde morava  Maria Domitila de Castro e Mello amante de Dom Pedro I, o dia em que eu visitei também estava fechado pra instalação de uma nova exposição. Mais é lindo por fora. E logo ao lado tem o Beco da merda como o nome já diz era usado por muitos quando estavam apertados e era por lá que os escravos passavam com as fezes dos senhores. 
 Pra quem gosta de historia: Solar da Marquesa
Endereço: Roberto Simonsen, 136 - Centro
Telefones: 3241-4238
Melhor forma de chegar: Veja SP
Dica: Como a entrada é grátis e lá funciona de terça a domingo eu também recomendo ir com calma e procurar alguém que te explica bem o que já aconteceu por lá. 


                                        
                                       
                                        


Logo a frente tem Pátio do Colégio com seu sininho, um monumento incrível, uma biblioteca e um museu. Uma coisa muito legal é que eles fazem casamentos lá, imagina se casar em um lugar assim... É pura poesia rs
Pra quem gosta de historia: SampaArt
Endereço: Praça Páteo do Collegio, n°2 - Centro
Telefones: 3105-6898
Melhor forma de chegar: Veja SP
Dica: Eu passei muito tempo por lá mais não tirei muitas fotos e me arrependo, tem muita coisa legal que vale apena ser fotografada.




                                              
                                              
Depois passei pelo Mosteiro de São Bento mais não é permitido fotografar então nem  pude tirar fotos. Infelizmente eu também não fotografei por fora mais a igreja é linda por dentro e pra quem gosta vale a pena dar uma olhada.Dica: Um detalhe legal é que em qualquer lugar da igreja haverá um santo (imagem) te olhando, só entrando pra saber rssem fotos :(
Já quase no fim do passeio nós paramos pra ouvir a historia do Prédio do Banespa e o Edifício Martinelli. São dois prédios bem legais que abordam essa coisa do universo capitalista e ilustram bem que o dinheiro é o sobrenome de São Paulo.
Nos dois sites tem como chegar, historia, telefone e afins: Edifício MartinelliSampaArt
                                                  
                                                 
                                                 
E pra fechar com chave-de-ouro que tal uma passada rápida ou longa ao Centro Cultural do Banco do Brasil? Lá tem muitas exposições, filmes, peças e shows por preços ótimos e às vezes até de graça. Você pode tomar um café, comprar lembranças na loja do lugar e ganhar livros ótimos curtindo a pagina deles no Facebook. Eu recomendo.No site também tem todas as informações necessárias  CCBB


                                                   
                                                   
                                                   
                                        

Bom, gente o post ficou longuinho mesmo mais esta valendo né... E se você for filho(a) do Eike Batista pode criticar o post do meu blog com a maior moral no seu jatinho rumo a Paris mas se você não tem essa grana toda pra fazer viajem internacional é melhor ficar de bico calado e ir sonhar com a Disney na Capricho. Isso aqui é pra quem é real, é pra quem é de classe media mais acha que por que é pobre não tem que ser burro. Isso aqui é pra quem gosta de arte, de cultura, de historia. É pra mim e pra você que não nascemos em berço de ouro mais sabemos o que realmente importa. 


Espero que gostem gente...  Ah e uma ultima dica, façam esse passeio sempre em grupo, não cansa, não desgasta, passa o tempo e é bem mais seguro e pode ter certeza de que terá risada garantida.    


Beijos 




*Mais dois links legais sobre a Cidade de São Paulo
The Only- Fashion

Nenhum comentário:

Postar um comentário